top of page

PROPOSTA

Para planejar a proposta curricular da nossa instituição tivemos o cuidado em pensar e refletir sobre todas as conquistas destacadas acima por Oliveira, a fim de que as crianças vivam a sua infância com qualidade em um ambiente acolhedor e propulsor de novos desafios e que sintam-se pertencentes ao contexto do qual farão parte.

 

A teoria sócio interacionista de Vygotsky, Wallon, a pedagogia da escuta, a ideia de que as crianças possuem “Cem linguagens” de Malaguzzi, e ainda ideias de outros teóricos que defendem uma pedagogia da infância bem como contribuições do campo da sociologia, inspiram nosso projeto político pedagógico que traz como eixos de trabalho as interações e as brincadeiras.

O currículo é organizado com base no documento que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

 

Ainda que separadas em linguagens nossa proposta conduz o trabalho de forma em que os saberes, as vivencias, os sentimentos e as observações das crianças se articulam e complementam nas diferentes linguagens.

CONTATO

CRIANÇA É MOVIMENTO

IMG_2419.jpg

TRELELÊ

Linguagem Oral e Escrita

É também com muito trelelê que nossas crianças convivem. Conversar com o outro faz bem para o desenvolvimento da pessoa.

 

As conversas simplesmente acontecem e muitas vezes dão suporte e conduzem novas propostas de atividades.

 

Os bebês também conversam com os olhares e gestos.

 

As conversas acontecem entre as crianças de diferentes idades, entre crianças e adultos e entre crianças da mesma idade. O importante é o respeito para que se tem com a opinião, dúvida, sugestão e conhecimento do outro.

MAIS QUE PALAVRAS

Linguagem Oral e Escrita

O acesso a livros de literatura infantil e demais portadores de diferentes textos, bem como a possibilidade de experimentar situações reais de leitura e escrita possibilitam que as crianças desenvolvam noções de alfabetização num contexto significativo de aprendizagem.

 

É importante que a criança esteja imersa em um contexto letrado e que as atividades como: Parlendas, cantigas de roda, tentativas de escrita, jogo de letras, trava línguas, memorização de poemas dentre outras, oportunizem experiências que contribuem para o futuro processo da alfabetização.

IMG_2657.jpg
IMG_2537.jpg

EXPRESSAR, INVENTAR e RECRIAR:

Artes Visuais  e Música

Valorizamos o processo de criação e não de reprodução. As propostas visam ampliar a sensibilidade das crianças quanto à dança, à música, à linguagem teatral e às artes plásticas. 

 

Um repertório diversificado se faz necessário para as provocações, tão necessárias ao processo de criação e inspiração, os quais são trabalhados por meio de uma sensibilização dos sentidos. 

 

Os recursos tecnológicos e midiáticos também fazem parte deste processo, é importante ter oportunidade de manusear computadores, gravadores, projetores... como possibilidade de investigação e criação.

É nesse sentido que valorizamos algumas aprendizagens para que a tecnologia seja um aliado ao processo de criação e invenção.

A exploração e manipulação de diferentes instrumentos musicais bem como a escuta de diferentes estilos musicais, também oportunizarão uma sensibilização ao mundo da música clássica, popular, infantil dentre outras.

DEIXA QUE EU CUIDO!

Conhecimento de si e do mundo.

A proposta é que as crianças gradativamente adquiram autonomia para ações de cuidado pessoal, de cuidado com o meio ambiente e de cuidado com o outro de modo que sintam-se bem do ponto de vista da saúde pessoal e ambiental e das relações na busca de conforto e segurança nos diferentes contextos que vivem.

 

Confiança, planejamento e organização do ambiente educativo traduzem a busca constante deste bem estar e da autonomia. As crianças também são constantemente encorajadas a lidar com situações de conflito para que aprendam a convivência em grupo a qual, não é tarefa fácil.

Na perspectiva das interações sociais, acredita-se também na riqueza da interação entre crianças de diferentes idades por isso também esta proposta de interação em diferentes momentos.

 

O horário das refeições torna-se também um importante aliado em nossa proposta curricular. Além de proporcionar formação de bons hábitos alimentares, os quais são investidos ao proporcionarmos às crianças uma alimentação diversificada de qualidade.

 

Este momento também possibilita que as crianças demonstrem outras competências pois a partir do Pré as crianças são convidadas a servirem-se sozinhas no serviço de buffet que é disponibilizado.

IMG_2086.jpg
IMG_2384.jpg

FAZER DESCOBERTAS E QUESTIONAR:

Artes Visuais  e Música

Por meio da exploração do mundo é preciso oportunizar que as crianças desenvolvam suas curiosidades acerca do entorno da Unidade Educacional e dos diferentes espaços que ali estão.

 

É preciso que o professor tente descobrir o que se passa pelos pensamentos das crianças, o que as crianças sabem explicar sobre o que observam. Valorizar e desenvolver a capacidade de perguntar.

 

Provocação e aplausos para o perguntador são convenientes.

Conhecer diferentes espaços culturais também faz parte desta proposta pois o entorno pode ser rico de percursos criadores.

Acredita-se que é preciso turistar pela Unidade Educacional, sair da sala e exploração por meio dos vários sentidos os diferentes espaços e ambientes da Unidade Educacional para que os questionamentos, dúvidas e descobertas possibilitem um trabalho mais específico que será desenvolvido pelas crianças em parceria com seus professores.

As crianças do Infantil IV e do Pré também terão a oportunidade de explorar e conhecer outros ambientes culturais, fora dos espaços da Unidade Educacional.

JOGANDO COM  VOCÊ.

Conhecimento matemático

O conhecimento matemático está presente em muitas situações do cotidiano assim acredita-se na importância de desenvolver o raciocínio lógico e determinadas noções matemáticas  aproveitando situações cotidianas, por meio  de questionamentos e desafios apresentados pelos professores como ao arrumar a mesa para o lanche, combinar regras de um jogo, buscar objetos, vivenciar experiências lógicas dentre outras situações.

 

Jogando com você, é uma proposta de ter o jogo como fio condutor de trabalhos que possibilitam maior conhecimento matemático.

 

Jogos industriais e jogos construídos pelo grupo farão parte das propostas semanais, oportunizando que as crianças se deparem com situações lógicas a serem resolvidas e que a partir daí criem formas de registrar e resolver as situações amparadas pela mediação do adulto. 

IMG_2151.jpg
IMG_2515.jpg

PRA LÁ E PRA CÁ:

Linguagem corporal

A escola é um local privilegiado de convivência onde torna-se possível  uma diversidade de brincadeiras em que se oportuniza o movimento.

 

Prá lá e prá cá também é uma das formas de valorizar e respeitar a infância. Criança é movimento!

 

É por meio dos movimentos que as crianças fazem muitas descobertas e desenvolvem a expressão motora a fim de ir conhecendo  e percebendo o próprio corpo.

 

O movimento humano possibilita o contato da pessoa com o meio e é por meio  desta relação - eu e meio - que o ser humano  se desenvolve, transformando o meio e a si mesmo.

 

Desta forma, as ações, o movimento, oportunizam à pessoa o desenvolvimento de sua consciência corporal.

 

Prá lá e prá Cá, é uma proposta em que  as crianças possam reconhecer e conhecer  os movimentos possíveis com o próprio corpo.

 

Entende-se que o ato de movimentar-se não se limita apenas à execução do exercício motor, mas constitui-se em atividade relacionada ao cotidiano da criança, à ludicidade e ao lazer, garantindo afetividade no desenvolvimento infantil, para a busca da autoconfiança, livre expressão e iniciativa, além de ser um coadjuvante nos prováveis medos existentes. 

bottom of page